ATPS FHTMSSIII
3283 palavras
14 páginas
Pólo presencial Bagé/RSServiço Social
Atividade Prática Supervisionada
Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social III
Profª: Elaine Cristina Gomes
Jéssica Madeira Martins Ferreira RA: 412051
Ludmila Ávila RA: 436233
Bagé, 08 de novembro de 2014.
Resumo:
Nesse Artigo Científico vamos abordar a prática do serviço social desde seus primeiros passos até os dias atuais, veremos os campos de atuação dos profissionais, e a sua co-relação com o assistencialismo e a filantropia.
Desde o seu surgimento até a pós ruptura o serviço social sofre transformações, é uma luta constante para o crescimento e o reconhecimento da profissão, tanto que empresas públicas, privadas e terceiro setor cada vez mais precisam de serviços prestados por assistentes sociais, muitas vezes esse serviço é passado para pessoas sem qualificação alguma, mesmo assim com o passar dos anos vem se tornando amplo o mercado de trabalho dessa profissão, podendo o profissional ter o livre poder de escolha de atuar na área que mais se identificar.
Palavras-chave: Serviço social. Prática do serviço social. Tendências da profissão. Mercado de trabalho. Área de atuação.
1.Introdução:
A prática e as áreas de atuação do assistente social cresce e se emancipa a cada nova era que vivemos, sempre com a visão de deixar a prática assistencialista e filantrópica no passado fazendo um trabalho de caráter emancipatório da sociedade, trabalhando árduamente para a diminuição da exclusão social, fazendo com que as pessoas tenham seus direitos assegurados e que as esferas sejam elas públicas ou privadas cumpram com seus deveres como seguradores dos direitos dos cidadãos e/ou trabalhadores.
É por isso que o campo profissional do assistente social cresce cada vez mais, não sendo mais suportado que essa prática seja feita por terceiros desqualificados ao invés de uma pessoa formada e inserida no CRESS/CFESS.
O assistente social pode trabalhar em setores