ATPS Fenômenos De Transportes
Passo 1
Mecânica dos fluídos é a ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluídos e das leis que regem este comportamento. Fluído é dado a líquidos e gases. O ramo da Física que estuda o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento é denominado de Mecânica dos Fluidos.
O principal elemento para o transporte de combustível de um veículo é a bomba de combustível que tem a função de deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura. Existem dois tipos de bombas: o mecânico presente nos carros antigos de carburadores e movidos a um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.
Bomba de Gasolina Mecânica: consiste numa câmara dividida por um diafragma. A parte superior contém um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com molas para regular o fluxo de gasolina. Na parte inferior encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação da gasolina e uma haste de comando acionada pela árvore de comando das válvulas.
Bomba de Gasolina Elétrica: existem duas posições onde são colocadas, internamente, no tanque de combustível e externamente, nas tubulações que levam a gasolina até o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e paletas.
Passo 2
O correto para realizar o bombeamento é que se mantenha a garrafa abaixo do nível do tanque de gasolina, pois o fluido (Gasolina) não encontraria resistência gravitacional para se transferir do tanque para a garrafa. Se colocasse a garrafa no mesmo nível do tanque, o nível será o mesmo e o ar estará fazendo pressão sobre as duas superfícies de gasolina e o fluido não teria força suficiente para se transferir para a garrafa.
Passo 3
O melhor horário para abastecer o veículo é durante a madrugada e durante ao amanhecer. O