Atps etapas 1 e2 análise de investimentos
Um dos conceitos utilizados para explicar o que séria um INVESTIMENTO, é bem simples: “Qualquer ato ou ação que simplifique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro”. É algo muito utilizado no nosso dia a dia podendo encontrar facilmente manchetes em jornais, sites na internet, declarações de políticos e autoridades sobre o assunto, o que pode ser algo bastante confuso para mídia, já que muitas coisas aparentemente diversas são tratadas como investimento. Existem diversos exemplos simples para o termo, exemplos de fácil entendimento:
* Comprar uma casa; * Comprar um carro; * Abrir uma empresa; * Cursar uma faculdade; * Fazer uma aplicação financeira.
Investimento é um conceito originário do campo da Economia e tem uma grande importância para as organizações. Sabendo utiliza-lo de forma correta futuramente colhera bons frutos.
Tipos de Investimentos
Existem diversos tipos de investimento, basicamente se dividem em três grandes categorias, quando definido em relação a sua origem:
* Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. O investimento público não tem como objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Exemplos desse tipo de investimento público são hospitais, escolas, rede de saneamento básico entre outros.
* Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Esse tipo de investimento é responsável pela maior parte geradora de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos de investimentos privados são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas entre outros.
* Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou