atps etapa 3 cargos e salarios
Vivemos num mundo globalizado, na era da informação, e as organizações tiveram que se adaptar essas mudanças, o trabalho braçal, mecanizado, saiu dando lugar a era do conhecimento.
Antes apenas um salário pela função executada, hoje para mantermos talentos o salários apenas não é suficiente nem fator motivador. Precisamos implantar um plano de cargos e salário composto por remuneração estratégica entre outros benefícios.
O sucesso das organizações depende seus colaboradores, no entanto nem todas as empresas visam o “Bem Estar” dos seus colaboradores; esquecem que são eles que colaboram para os resultados e lucros da organização.
Lembrando que as mudanças não ocorreram apenas para a organização, o mercado ARH está cada vez mais competitivo; exige profissionais altamente qualificado e preparado.
A remuneração estratégica é um conjunto de todas as ferramentas que possuímos nos dias de hoje foca o profissional e não o cargo.
Willian B Werther diz “Quando a remuneração é feita corretamente o empregado tem mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais”
Etapa 3
Planejamento de Carreira e Remuneração Variável
Modelos de Remuneração Estratégica
Grandes empresas, principalmente as que tem origem internacional e com atuação transnacional, estão constantemente introduzindo sistemas e modelos conceituais de remuneração estratégica. Neste trabalho enfocaremos, especialmente, os modelos que podem ser aplicados nas empresas nacionais:
Sugestões Premiadas
Conceito: A forma de remuneração variável através de sugestões premiadas surgiu a partir das caixas de sugestões premiadas. Tendo como idéia estimular a participação dos colaboradores.
Participação Acionária
Conceito: É uma forma de remuneração variável de reflexos a longo prazo, diferentemente de bônus, prêmios e participação em resultados que constituem forma variável de remunerar a curto prazo.
Ele consiste em