atps etapa 1e2
Aula-tema: Conceito de CLP, Hardware e sensores e atuadores utilizados na indústria.
Essa atividade é importante para desenvolver as habilidades e adquira os conhecimentos básicos para o desenvolvimento do projeto.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar, na Biblioteca da sua unidade em livros, revistas e outros periódicos que tratem sobre Controladores Lógicos Programáveis. Desenvolver um texto de, no máximo, duas páginas sobre o tema “Aplicações de CLP na indústria”. Responder às perguntas abaixo, com base no material pesquisado, mas não se limitando a ele e anexar as respostas ao texto produzido.
1. Como poderia ser definido um CLP? Qual a diferença entre um CLP e um computador pessoal?
Resposta:
A sigla CLP significa Controlador Lógico Programavel, que segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos. Em sintese, trata-se de um computador especializado que desempenha funções de controle de diversos tipos de complexividade.
Um CLP é diferente de computador pessoal. Ele pode ser utilizado para todos os tipos de indústrias e sistemas automatizados e pode suprir as necessidades mais complexas enquanto o computador pessoal restringe-se a atividades mais simples.
2. Quais os elementos básicos constituintes do hardware de um CLP? Faça um diagrama de blocos representando um CLP e ilustrando sua resposta.
Resposta:
Na estrutura de um CLP teremos basicamente, entradas de processo, um processador e saidas de processo. Mais