Atps estrategia de preço
No trabalho a seguir apresentaremos a avaliação de prática de preços de dois produtos (tomate e maracujá), avaliaremos as políticas de aumento e de diminuição de valores, será apresentado também conceitos de custos diretos e indiretos e considerações do grupo.
AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AUMENTO DE DIMINUÇÃO DE VALORES.
Definimos dois produtos par análise da prática de preços e avaliação da política de aumento e diminuição de valores em relação á venda: o tomate e o maracujá.
Percebe-se a variação do preço do tomate e do maracujá conforme tabelas dos últimos 12 meses, a seguir ;
Tomate Extra AA
Maracujá Azedo
Considera-se fator determinante nesta variação, as alterações climáticas. Nos últimos meses houve abundância de chuva, o que foi prejudicial para o cultivo do tomate, interferindo no amadurecimento da fruta, o que gerou escassez no mercado.
Em relação ao maracujá, a variação foi inversa, houve retração do preço. O fator relevante para a queda do preço foi a alta produção da fruta e a queda da exportação do produto para os países asiáticos e União Européia, o que gerou a necessidade de escoamento do produto no mercado interno, e a estratégia foi a baixa de preços.
DEFINIÇÃO DE CUSTOS DIRETOS E INDIRETOES;
Custo direto: “É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.” Custo indireto: ” Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia,