Atps estatística etapas 1 e 2
Definições e conceitos
Estatística é a parte da matemática que faz a coleta, análise e interpretação de dados referente a grupos de indivíduos, geralmente numerosos aos quais damos o nome de população estatística ou universo estatístico.
O termo estatística surge da expressão em latim statisticum collegium, palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado", ou político, e a palavra alemã statistik, designando a análise de dados sobre o Estado.
A estatística pode ser dividida em:
• Estatística Descritiva: responsável pela organização e descrição das informações;
• Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende os processos de generalização, a partir da análise e interpretação dos dados amostrais.
A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo, e indícios de sua utilização são encontrados até na Era antes de Cristo.
Dois importantes conceitos devem ser apresentados aqui: o de população e o de amostra:
• População ou Universo é um conjunto fundamental de todos os elementos com pelo menos uma característica comum.
• Amostra ou Evento é o subconjunto de um Universo.
A teoria matemática dos conjuntos dá uma visão clara dos conceitos, conforme abaixo:
A estatística indutiva busca obter conclusões para toda a população P, a partir dos resultados encontrados na amostra retirada deste mesmo universo; ou seja, ela generaliza o resultado da amostra para o universo.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores