ATPS Estatística, etapa 1 e 2
Etapa 1
Passo 1
Estatística Descritiva é organizar, resumir, analisar e interpretar observações disponíveis e varias formas de organizar e descrever conjuntos de dados, tornar mais fácil a compreensão dos dados e enxergar neles tendências , média e variação.
Temos algumas características da estatística descritiva alguma delas são:
Distribuição de Frequência: é uma tabela que mostra classes ou intervalos de entrada de dados com um número total de entradas em cada classe.
Ponto Médio: é metade da soma entre os limites inferior e superior da classe. As vezes, o ponto médio é chamado de característica da classe.
Frequência Relativa: é a porção ou porcentagem dos dados que entra nessa classe. Para determinar a frequência relativa de uma classe, divida a frequência f pelo tamanho da amostra n.
Frequência Cumulativa: é a soma da frequência daquela classe com a de todas as classes anteriores. A frequência cumulativa da última classe é igual ao tamanho da amostra n.
Gráfico de distribuição de frequência: é mais fácil identificar padrões de um conjunto de dados analisando um gráfico da distribuição de frequência. Um desses gráficos é um histograma de frequência.
Um histograma de frequência é um gráfico de barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados.
Fonte PLT: Estatística Aplicada, LarsonFaber
Passo 2
Caso:“A empresa “Vendomundo” importou 10 contêineres de lâmpadas especiais de duas marcas distintas (marca A e B). Um controle de qualidade é realizado antes que cada lote de lâmpada importada saia dos países de origem. Para tanto, os dois fabricantes coletam uma amostra de 40 lâmpadas de 100 watts e medem o tempo de vida útil (em horas) de cada lâmpada. Abaixo, vemos os resultados obtidos pelos fabricantes da lâmpada A e lâmpada B:”
Tabela 1 – Tempo de vida útil de duas marcas de lâmpadas de 100 watts (em horas).
Lâmpada da marca A
Lâmpada da marca B
684
697
720
773
821
819
836
888
897
903
831