ATPS ESTATISTICAS DEZEMBRO 2014 4 SEMESTRE 2ANOcx
665 palavras
3 páginas
Matéria: EstatísticaCurso: Administração
Campinas 02 de Dezembro de 2014
ATPS – Probabilidade. Distribuições discretas de probabilidade. Distribuição normal de probabilidade.
ETAPA 1 – REGIME DE COMPETENCIA E REGIME DE CAIXA
Passo 1
A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório.
Experimento Aleatório É aquele experimento que quando repetido em iguais condições, podem fornecer resultados diferentes, ou seja, são resultados explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório.
Espaço Amostral
É o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. A letra que representa o espaço amostral
Conceito de probabilidade
Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:
P(A) = número de casos favoráveis __________________________ número de casos possíveis
O desenvolvimento do cálculo das probabilidades surgiu no século XVII. A ligação das probabilidades com os conhecimentos estatísticos veio dar uma nova dimensão à ciência Estatística. Os três nomes importantes ligados a esta fase são: Fermat (1601-1665), Pascal(1623-1662), e Huygens(1629 – 1695)
No cotidiano usamos diariamente o cálculo de probabilidades de uma forma intuitiva, ao acordarmos olhamos o tempo, sentimos a temperatura, ouvimos e consultamos a internet sobre a previsão do tempo em determinado dia a partir daí escolheremos a roupa que vamos usar, se levaremos guarda-chuva ou não; podemos também ter uma noção de que hora precisamos sair de casa para não chegar atrasado à escola , no trabalho , a probabilidade do trânsito estar