ATPS Estatistica
Estatística e sua aplicação na administração
Estatística é uma técnica de coleta, tabulação e análise de dados quantitativos e qualitativos de um determinado evento, e auxilia no estudo de vários assuntos. A estatística está presente em diversas áreas e é de extrema importância em nosso cotidiano, auxiliando nas pesquisas de desenvolvimento de produtos, remédios, análises de dados, inclusive na administração.
Podemos aplicar o método estatístico em situações como, por exemplo, de uma empresa que pretende abrir um determinado nicho de mercado ou lançar um novo produto, é necessária a elaboração de pesquisas para conhecer a preferência e aceitação do público alvo ou dos clientes de um modo geral. Partimos do princípio da formulação desta pesquisa, a sua coleta de dados é baseada em população ou amostra, para o questionário é necessário objetividade e precisão nas perguntas evitando uma pesquisa longa e desnecessária, a tabulação dos dados implica atenção para a precisão dos cálculos dos índices a serem analisados.
Ao mencionarmos a análise dos dados coletados partimos para o estudo dos resultados encontrados, que é a estatística inferencial que permite um amplo conhecimento da situação e apontamento das possíveis soluções.
A estatística é uma ferramenta muita utilizada para a administração, permitindo uma gestão eficaz. Usada na inspeção de qualidade para a verificação dos índices de produção, melhorias de produtos, aprimoramentos de técnicas e inovações.
O setor público também recorre à estatística, utilizado as informações para entender as possíveis causas de problemáticas como doenças, taxa de mortalidade, taxa de analfabetismo, áreas de vulnerabilidade social, entre outros.
Etapa 2
Processo de coleta de dados estatísticos
O processo para a coleta dos dados estatísticos é definido pela maneira com que pretendemos realizá-lo. Podemos coletar dados apenas observando um determinado evento, entrevistando pessoas,