atps estatistica REVISADA 1
O que é a estatística?
Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. A definição de estatística: é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.
A estatística é dividida nas seguintes áreas: Estatística Descritiva. Probabilidade e Inferência estatística.
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
A teoria de probabilidades nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
Inferência Estatística é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.
2. Introdução à Estatística Descritiva
Este trabalho utiliza os conceitos introdutórios da estatística descritiva. O principal objetivo é aplicar a metodologia de resolução de problemas com a utilização de situações problema. O que é a Estatística descritiva?É a parte que fica responsável pela coleta, organização, apresentação e descrição de dados, ou seja, é a etapa inicial da análise, onde iremos unir as amostras adquiridas e iremos facilitar sua interpretação através de gráficos, tabelas, medidas descritivas, etc.
O principal objetivo da estatística descritiva é a redução de dados, consiste em determinar que generalizações sobre a população possam fazer-se a partir da amostra que da mesma foi recolhida. A designação de “amostra” é tomada correntemente num sentido mais amplo como sinônimo de dados ou observações enquanto a “população” é a totalidade; ou seja, o conjunto de todas as possíveis observações feitas em condições semelhantes.
Como identificar o que é população e o que é amostra?
População: é o