ATPS ELETR NICA
1.1 ESTRUTURA DA MATÉRIA
A molécula é a menor parte da matéria a qual podemos dividir, se dividirmos a moléculas chegaremos ao átomo que não conserva as propriedades originais do material.
1.1.1 ATOMO
È a menor parte da matéria ele é compostos por elétrons, prótons e nêutrons, onde seu núcleo é formado por prótons e nêutrons e os elétrons giram ao redor do mesmo. O átomo possui 7(sete) níveis ou camadas de energia K,L,M,N,O,P e Q.
A ultima orbita Q é denominada orbita de Valencia , pois somente ela pode dar ou receber elétrons.
1.1.2 ESTABILIDADE DOS ATOMOS
Pode mos dizer que um átomo está estabilizado quando ele possui 8(oito) elétrons em sua ultima camada. A maioria dos átomos não atingem esse processo sozinho precisam doar ou compartilhar seus átomos para atingir a estabilidade através da Eletrovalência ou convalência:
Eletrovalência é a capacidade de doar ou receber em sua ultima camada elétrons para ficar estável.
Covalência é a capacidade de compartilhar átomos da ultima camada com outro átomo visando a estabilidade.
1.2 CONDUTORES E ISOLANTES
DIODOS SEMICONDUTORES
O Diodo semicondutor é um componente que pode se comportar tanto como um condutor ou isolanta elétrico, dependendo da forma que é aplicada a tensão em seus terminais. Essa caracteristica permite que ele seja usado em diversas aplicações, como a transformação de corrente alternada em corrente contínua.
FORMAÇÃO DO DIODO (JUNÇÃO PN)
Um diodo semicondutor é formado apartir da junção entre um semicondutor tipo P( Adição de atomos trivalentes ao germanio ou silicío) e um semicondutor tipo N(Adição de atomos pentavalentes ao germanio ou silício).
Com a formação da junção PN, alguns eletrons livres passam do semicondutor tipo N para o semicondutor tipo P. O mesmo processo ocorre com algumas lacunsa existentes no semicondutor tipo P que passam para o semicondutor tipo N.
POLARIZAÇÃO DO DIODO
Analisamos o comportamento de um diodo quando o mesmo é polarizado por uma tensão