ATPS Educa O L Dica Final
São Bernardo do Campo
Pedagogia – Licenciatura
Educação Lúdica
Ana Lucia V. C. Rodrigues
6751348195
Cristiane Posse Barbosa
6398276307
Lina Harumi Hayakawa
6791431405
Simone Aparecida Armellin 6789437063
Viviane Gamez Tavares
7530600410
Atividades Práticas Supervisionadas
Propostas integradoras do brincar no cotidiano escolar
Prof. EAD: Ma Adriana Rodrigues da Silva
São Bernardo do Campo
Novembro de 2014
Introdução
Iniciamos este estudo aplicando uma brincadeira com bambolês em crianças da educação infantil, observando as relações cognitivas e emocionais exigidas dos participantes ao se envolverem nessa atividade. Em seguida analisamos o brincar como processo inerente ao desenvolvimento infantil a partir dos teóricos Piaget e Vygotsky, com imagens e brincadeiras que ilustram os conceitos apresentados.
Trouxemos uma imagem da criança contemporânea para refletirmos sobre a importância da atividade lúdica no contexto da atualidade, em que estamos submetidos a um estresse contínuo promovido pela vida urbana e capitalista. Por fim, apresentamos uma sequência didática que tem por tema o aspecto lúdico dos índios brasileiros, com o objetivo de promover o lúdico direcionando o olhar para uma cultura diferente, promovendo o respeito e a admiração pelo povo indígena.
Capítulo 1 – Brincando com o bambolê
Idade: crianças de 4 e 5 anos;
Material: bambolês
Objetivos: Concentração, coordenação de movimentos, noção de espaço, agilidade e companheirismo. 1° Atividade: Rolando bambolê
Nesta atividade as crianças ficam uma ao lado da outra no pátio segurando o bambolê. Ao sinal da professora, eles começam a fazer com que o bambolê role livremente até chegar no outro lado.
OBS: Nesta atividade as crianças realizaram com bastante alegria, porem, alguns alunos apresentaram dificuldades, pois não conseguiam ter a coordenação de fazer com que o bambolê rolasse.
2° Atividade: Rolar o bambolê contornando os obstáculos
Com os obstáculos