ATPS Economia
Nesse trabalho, abordamos os conceitos para melhor entendimento do conteúdo, a ligação entre oferta e demanda em relação ao preço e por fim o conceito de macroeconomia juntamente com a política econômica brasileira.
Conceitos.
Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo. Temos que entender que é somente o desejo de adquirir certo bem, e não a consumação de tal, que seria caracterizado como consumo.
Oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.
Preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).
Oferta e Demanda.
Demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
O gosto do consumidor;
A relação entre o preço do bem - quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
A relação de seu preço com o preço de bens substitutos; A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
A Oferta depende de algumas variáveis:
A quantidade ofertada de um bem;
O preço deste bem;
O preço dos bens concorrentes a este;
O custo de produção destes bens;
A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
Temos um gráfico abaixo que explica bem:
Demanda e Oferta influenciam diretamente no preço do produto, em consequência, a venda pode aumentar ou diminuir conforme a alteração que houve.
Exemplo Real:
O programa Minha Casa Minha Vida fez com que muitos brasileiros conseguissem financiamento pela Caixa Econômica Federal realizando o sonho de ter casa própria. Porém, como são muitos os que estão procurando pelo programa a "Demanda" aumentou e muito, sendo que a "Oferta" não tem conseguido acompanhar o