atps economia
7 - Barreiras de entradas.
Barreiras podem ser financeiras, técnicas, e legais, as Barreiras de entrada são consideradas as dificuldades que uma entidade encontra para penetrar em um mercado ou segmento, podem leis ambientais, característica tributária de um país, legislação de uma forma geral, disponibilidade tecnológica, mão de obra técnica disponível na região, etc... Dentro do mercado de Higiene Pessoal, Perfume e Cosméticos, isto muda de acordo com a atividade, por exemplo, se algum empresário decide se instalar em uma determinada região, as barreiras poderão ser leis ambientais, já se um micro empresário quer atuar em um comércio ele terá que avaliar outros pontos, ele pode esbarrar em publico alvo, ou concorrência.
No cenário brasileiro existe uma vasta presença de pequenas e médias empresas neste segmento, que encontram pequenas barreiras de entrada decorrente de modestas exigências de capital e tecnologia, propiciados pela simplicidade da base produtiva mínima, porém o mercado exige capacidade de inovação para a oferta de produtos e serviços de qualidade, capazes de garantir a sobrevivência e a evolução das empresas que nele atuam. De modo geral, a fabricação dos produtos desse setor, quando comparado com os demais, é relativamente simples, pois se concentra na manipulação de fórmulas, o que restringe os equipamentos aos misturadores e envasadores. Essa simplicidade favorece a entrada das pequenas e médias empresas, por outro lado torna-se difícil para elas ascenderem neste mercado, principalmente quando se consideram as características dos fabricantes mundiais.
A vasta presença de PMEs decorre de uma baixa base de ativos de capital intensivo assim como de pequenas barreiras à entrada nesse segmento. De modo geral, a fabricação dos produtos desse setor, quando comparado com os demais, é relativamente simples, pois se concentra na manipulação de fórmulas, o que restringe os