ATPS ECONOMIA
FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)
ALUNOS
Curso: Administração
Disciplina:
Professora EAD:
Tutora presencial:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ECONOMIA
BRASÍLIA – DF
Sumário
Sumário 2
Introdução 3
Etapa 1 4
Evolução da Soja 4
Etapa 2 6
Custo de Produção da Soja 6
Etapa 3 7
Campo verde 7
Etapa 4 9
Cotações Da Soja 9
Considerações Finais 14
Portal Educação
Introdução
A soja que hoje é cultivada mundo afora, é muito diferente dos ancestrais que lhe deram origem: espécies de plantas rasteiras que se desenvolviam na costa leste da Ásia, principalmente ao longo do Rio Amarelo, na China. Sua evolução começou com o aparecimento de plantas oriundas de cruzamentos naturais, entre duas espécies de soja selvagem, que foram domesticadas e melhoradas por cientistas da antiga China. Sua importância na dieta alimentar da antiga civilização chinesa era tal, que a soja, juntamente com o trigo, o arroz, o centeio e o milheto, era considerada um grão sagrado, com direito a cerimoniais ritualísticos na época da semeadura e da colheita.
Apesar de conhecida e explorada no Oriente há mais de cinco mil anos é reconhecida como uma das mais antigas plantas cultivadas do Planeta, o Ocidente ignorou o seu cultivo até a segunda década do século vinte, quando os Estados Unidos (EUA) iniciaram sua exploração comercial. Em 1940, no auge do seu cultivo como forrageira, foram cultivados, nesse país, cerca de dois milhões de hectares com tal propósito.
A partir de 1941, a área cultivada para grãos superou a cultivada para forragem, cujo cultivo declinou rapidamente, até desaparecer em meados dos anos 60, enquanto a área cultivada para a produção de grãos crescia de forma exponencial, não apenas nos EUA, como também no Brasil e na Argentina,