Atps economia
ADMINISTRAÇÃO NOTURNO
ECONOMIA
CAMPO GRANDE/MS
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO. 3 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: VIAGEM 4 EVOLUÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR 5 CONCLUSÃO 6 BIBLIOGRAFIA 7
INTRODUÇÃO
O mercado de Turismo vem se mostrando cada vez mais promissor no âmbito nacional e internacional, acompanhando o andamento da economia, se os números vão bem o setor também vai bem.
Procuraremos mostrar através de informações dispostas por órgãos competentes, pesquisas que mostram o comportamento e a projeção para este ramo de negócio no Brasil.
Mostraremos como aconteceu sua evolução histórica, bem como exemplificar através de empresas atuais o cenário momentâneo e lucrativo deste tipo de empreendimento.
OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO: VIAGEM
O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014, coordenado pelo Ministério do Turismo (2012), “aponta para a consolidação do turismo como produto de consumo do brasileiro”.
Economicamente o setor depende diretamente das “Condicionantes Externas” (Desempenhos da economia mundial e nacional) e ainda das “Condicionantes Internas” (Acesso e Logística Nacional; Governança e Investimentos Públicos; Investimentos Privados no setor e Estrutura de Mercado).
Segundo uma Sondagem do Consumidor realizada pelo Ministério do Turismo em julho deste ano, os indícios positivos de viagens registraram 27,9% nas intenções de uso de hospedagem e transporte, mas temos também a porcentagem negativa que ultrapassou a assinalação positiva atingindo 68,4%.
Em relação ao comportamento dos consumidores atendidos pelas agencias de viagens, os brasileiros tem o hábito de planejarem suas viagens com antecedência, no entanto efetivam a compra de passagens em cima da hora, montam seu próprio roteiro ou pagam a vista.
Para atraí-los é necessário criar pacotes de viagem com preços irresistíveis e acessíveis, pois independente da classe social A, B, ou C, o usuário será atraído pelas promoções e