Rugosidade de furos
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO DESGASTE SOBRE A QUALIDADE SUPERFICIAL NO PROCESSO DE FURAÇÃO COM BROCAS DE METAL-DURO
Monitor: Rafael de Matos Soares Orientador: Prof. Dr. Eng. Mec. Rodrigo Panosso Zeilmann Projeto: Usimold II Financiador: CNPq
Os processos de usinagem são de grande importância aos atuais sistemas de fabricação. E como parte integrante deles o processo de furação ocupa uma posição de destaque por ser largamente empregado na fabricação de peças. Com o desenvolvimento de novas máquinas-ferramenta, materiais para ferramentas e métodos de produção observa-se um crescente aumento nas exigências sob a qualidade de peças usinadas, sobre tudo nas indústrias de moldes e matrizes que buscam cada vez mais a excelência na fabricação de seus produtos. Tendo em vista que a qualidade superficial exerce muitas vezes um papel importante no desempenho de peças usinadas, e que é diretamente afetada pelas condições da geometria da ferramenta de corte, este trabalho apresenta um estudo da influência do desgaste, e das diversas condições de aplicação de fluido de corte sob a qualidade superficial.
INTRODUÇÃO
Usinagem: Operação que confere à peça forma, dimensões ou acabamento, ou ainda uma combinação qualquer desses três, através da remoção de material sob a forma de cavaco.
OBJETIVO
Avaliar a relação entre a qualidade da superfície usinada, com as condições da geometria da ferramentas sob diferentes aplicações de fluido lubri-refrigerante.
3,00
RESULTADOS
Rugosidade: Evolução da rugosidade Ra no início e fim de cada furo, em função do número de furos usinados.
Rugosidade Ra [µm]
2,50 2,00 1,50 1,00 0,50 0,00
80 0 90 0 10 00 11 00 12 00
Furação:
Processo de usinagem onde movimento de corte é principal rotativo,e o movimento de avanço é na direção do eixo.
Emulsão MQF Seco
Estado da broca
Superfície obtida
Início do furo
10 0 20 0 30 0 40 0
Número de furos Rugosidade Ra [µm]
Furação com brocas helicoidais