Atps economia monopólio
Nessa atividade falaremos sobre as estruturas de mercado abordando os quatro tipos de mercado concorrencial: Monopólio, Oligopólio, Monopsônio e Oligopsônio e seus respectivos impactos para o consumidor, no caso dos mercados monopolistas e oligopolistas, e vendedor, no caso do monopsônio e oligopsônio. Em seguida falaremos sobre os conceitos de oferta e procura e como esses conceitos podem ser bem aproveitados pelas organizações seja na fixação de seus preços, seja para analisar o mercado como para avaliar a aceitação ou rejeição de um determinado produto. Por fim faremos uma breve abordagem dos instrumentos de política macroeconômica. São estes: Política fiscal, Política monetária, Política cambial e Política de rendas e como estas podem afetar a vida das empresas.
1. Etapa 3 (Mercado Concorrencial)
1.1 Passo 1
1.1.1 Monopólio
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. Nele existem um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente.
Comparando os Gráficos da Concorrência Perfeita e da Monopolista temos:
(a) (b)
P Oferta do mercado Oferta da empresa
Demanda da empresa Demanda do mercado Q0 Q Equilíbrio de mercado Equilíbrio da Empresa
CONCORRÊNCIA PERFEITA
P
Demanda de mercado (= demanda da firma monopolista)
Q MONOPÓLIO
A empresa monopolista determina o preço de equilíbrio, de acordo com sua capacidade de produção: se ela aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a oferta, o