ATPS ECONOMIA ANHANGUERA - PARTE I
Podemos definir Economia como “a Ciência Social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos, a fim de satisfazer as necessidades humanas.”
Ainda podemos afirmar que ela existe pra nos fazer responder as três perguntas fundamentais: O que? Como? E Para quem devemos produzir?
Como descobrir as necessidades, como satisfazê-las da melhor forma possível e, de fato quem é nosso público alvo, porém vale ressaltar que sempre teremos outros fatores para considerarmos; e a política é a principal, afinal o Sistema Econômico pelo qual o país é regido influenciará em tudo isso que vimos acima, no caso do Brasil, o Sistema Capitalista, onde o governo não impõe diretamente as regras, mas dita critérios para que o sistema de concorrência exista de forma equilibrada e ao menor sinal de desequilíbrio utiliza de suas armas que são impostos fixados, estabelecimento de critérios para o salário mínimo, congelamento de preços na agricultura, entre outros para estabelecer a ordem novamente.
E tratando-se da ordem, outro fator importante é a Demanda de Mercado, ou seja, é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Há uma relação inversamente proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem, que chamamos de lei geral da demanda, uma vez que essa relação se desestrutura, novamente entram em cenas as armas do governo, ou seja, ao final de tudo podemos sim afirmar que Economia e Política estão diretamente relacionadas para que tenhamos um país com crescimento controlado, saudável e acima de tudo sólido.
Custo de Oportunidade
Custo de oportunidade é a possibilidade de um ganho ou de uma perda onde existam mais de uma opção para o negócio, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher determinada opção.
Podemos