ATPS Direito - Economia - Etapa 3
Trata – se da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos agregados econômicos, resumindo, a macroeconomia analisa a economia de um país como um todo, e não analisa com profundidade o comportamento das unidades econômicas individuais, porem permite estabelecer relações entre os agregados melhor compreensão das interações entre estes.
Dentre seus principais agregados são:
Renda Nacional, Nível de Emprego, Nível de Preços, Consumo, Poupança, Exportações e Investimentos Totais.
Mais os mais conhecido entre os produtos agregados, pode- se considerar o PIB (Produto interno Bruto), no qual é a somatória de todos os bens produzidos pela economia.
E o Preço do Produto Agregado, ou seja, a media de todos os preços produzidos, o nível geral dos preços.
A Politica Macroeconômica necessita visar algumas metas, dentre quais;
Alto nível de emprego- Pois quanto maior o nível de emprego, maior a crescimento do PIB.
Estabilidade de preços- Caso haja a inflação, ocorre o aumento de preços, o que causa uma perda do poder aquisitivo da moeda, isto é, uma distorção no sistema econômico, como uma piora na Distribuição de Renda, pois a população mais pobre obtém mais dificuldade em se defender da inflação e ainda a incerteza do futuro o que desestimula o investimento produtivo. Por isso o motivo de se manter uma politica em que defende a estabilidade dos preços.
Distribuição de Renda socialmente Justa – No qual o governo pode ter a sua intervenção por meio de imposto, subsídios e transferências, no sentido de fazer ajustes e tornar a distribuição mais justa e equitativa.
Crescimento econômico - é o aumento da capacidade produtiva da economia e portanto das produção de bens e serviços de determinado pais, e quanto maior é o produto agregado do país, mais rica se torna a sociedade.
E como atingir essas metas?
Para isso o governo deve atuar sobre a capacidade produtiva, e sobre a despesa da sociedade. E