atps didatica
Centro de Educação a Distância
Diversos Rostos da Infância
Diversos Rostos da Infância
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Resumo
O artigo refere-se a uma breve análise do tema “Diversos rostos da infância”, neste discorremos sobre os principais fragmentos constitutivos dos diferentes modos de concepção da infância, os aspectos histórico-sociais, políticos, econômicos, culturais e até mesmo familiares, que até hoje influenciam os diferentes modos de compreensão deste importante e complexo tema. No artigo utilizamos textos e filme, ambos evidenciam, cada qual por meio de uma abordagem diferente, as diversas formas adquiridas pela criança e seu lugar em cada época e sociedade. Chamamos a atenção para questão do gênero, que está explicitamente presente como um divisor de águas em todos os seguimentos aqui expostos, deixando em evidência o comportamento preconceituoso, sobretudo quanto ao gênero feminino.
Palavras-Chave: Infância; diversidade; individualidade.
Introdução
A construção histórico-filosófica do conceito de infância tem não somente se transformado, mas também se enriquecido bastante ao longo dos séculos. A visível importância dada a este tema a cada dia, principalmente no que diz respeito à Educação Infantil, nos faz perceber a necessidade de nos adequarmos constantemente aos estudos referentes à infância. As aceleradas mudanças do mundo moderno, os novos problemas apresentados pelas crianças, as novas concepções de família, enfim, tudo contribui para esta nova visão.
Ao longo da História e a partir das realidades cotidianas, novas teorias e estudos foram conceituados e conquistaram adeptos em diferentes níveis. Novas tecnologias permitiram também que isso tudo fosse facilmente compartilhado.