ATPS DESENVOLVIMENTO ECON MICO
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Deborah Vasques Kley de Oliveira - RA: 385435
Márcia Maria da Costa Lopes - RA: 385432
Valdete Gomes Assis – RA: 386385
ATPS – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Professora: Helenrose A da S Pedroso Coelho
Cassilândia/MS- 06 de Junho de 2014.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em consequência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.
Definido nestes termos, o desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou Estados-nação que realizaram sua Revolução Capitalista já que só no capitalismo se pode falar em acumulação de capital, salários, e aumento sustentado da produtividade. É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico.
Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas: Podemos definir crescimento econômico segundo Bresser-Pereira (2011) como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico. Já o desenvolvimento econômico, ainda na perspectiva de Bresser-Pereira (2012) podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica. O desenvolvimento econômico é um conceito que por sua