ATPS Desenvolvimento Econ mico
Introdução 3
Etapa 1 Passo 1 4
Passo 2 6
Etapa 2 Passo 1 8
Passo 2 10
Passo 3 11
CONCLUSÃO 23
Bibliografia 23
Introdução
O objetivo deste trabalho é obter dados e informações para apurar as diferenças dos países que compõe o BRICS, e sua influência no mundo. Através dos índices de desenvolvimento econômico poderemos analisar e visualizar as condições que fazem destes países a nova vitrine de negócios do mundo e sua repercussão interna e externa na população. Busca-se, também, conhecer os motivos que levaram o BRICS a este estágio, e o que mudou desde 2006 na sua criação, e as possibilidades ainda não exploradas, mas que constituem mais uma oportunidade de crescimento para as nações e as populações de cada um deles, respeitando-se as características de cada país.
Etapa 1Passo 1: Índices e seus conceitos
PIB-Produto Interno Bruto
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.
O PIB pode ser calculado em três óticas: despesas, oferta e rendimento. Na despesa o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos. Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia.