Atps desenho
Passo 2
a) O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto, o desenho livre pode ter para diferentes indivíduos, varias interpretações e significados do mesmo objeto.
b) Os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados são as representações em vistas múltiplas e em perspectiva.
Perspectiva: é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida de determinado objeto, ficando semelhante a uma fotografia não sendo necessária nenhuma capacidade especial para sua interpretação.
Vistas múltiplas: é um dos tipos de representação mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal, a quantidade de informação que pode estar contida num desenho deste tipo é muito grande.
c) São as normas ISO (International Organization for Standardization) , na Europa são as Euro-normas (EN), no continente Americano são as normas ANSI (American National Standards Institute).
No nível dos países temos exemplos como: Portugal é o IPQ , na Inglaterra o BSI, na Alemanha DIN e no Brasil é a ABNT.
Passo 3
a) Os principais objetivos da utilização da escrita normalizada no desenho técnico são a uniformidade, a legibilidade, e a reprodução de desenhos sem perca de qualidade.
b) Tipos de linhas:
1- Continuo Grosso
2- Continuo fino
3- Continuo fino a mão livre
4- Continuo fino em zigue-zague
5- Interrompido grosso
6- Interrompido fino
7- Misto fino
8- Misto fino com grosso nos limites da linha e nas mudanças de direção
9- Misto grosso
10- Misto fino duplamente interrompido
OBS: No Brasil a norma correspondente à aplicação de linhas em desenhos é a NBR 8403.
c) O desenho em papel não foi abolido porque é utilizado durante a confecção de peças e para consultas rápidas, principalmente no chão de fábrica.
d) Utilizamos a escala de redução quando a dimensão do objeto no desenho é menor que a sua dimensão real. Escala 1: X com X >1.