ATPS DESENHO TÉCNICO
Passo 2
a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambigüidades na forma como descreve determinado objeto; o desenho livre (artístico) pode ter, para diferentes indivíduos, varias interpretações e significado do mesmo objeto.
b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
O desenho técnico pode assumir diversos modos de representação, mas sempre mantendo o mesmo rigor e a objetividade que o caracterizam. São os modos mais usados em desenho técnico: representações em vistas e em perspectivas.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
Uma norma do desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico. Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem as normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico. Os principais órgãos são: (EN) Euro-normas, ISO (International Organization for Standardization), ANSI (American National Standards Institute), IPQ (Instituto Português de Qualidade), BSI (British Standards Institute)
Passo 3
a) Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
A utilização da escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.
b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.