Atps desenho anhanguera
Aula-tema: Desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico.
Essa atividade é importante para poder distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e a orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Ler o capítulo um do livro texto da disciplina e discutir os principais tópicos com seu grupo.
Passo 2 (Equipe)
Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico. a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
A diferença entre desenho artístico e desenho técnico é que o primeiro é capaz de produzir emoções e retratar o mundo do artista, já o técnico facilita, descreve e representa uma ideia por meio de regras e procedimentos.Números, linhas, símbolos, letras em conjunto são descritos internacionalmente e através de várias normas é a linguagem gráfica que facilita o entendimento dos desenhos técnicos.
b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados. * Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos. * Perspectivas: métodos ilustrativos de representação do espaço e de objetos. * Perspectiva isométrica: método de representação paralela que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas. * Perspectiva cavaleira: método paralelo mais comumente representado a 15, 30, 45 e 60 graus, que adota reduções para as diagonais da profundidade.
c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário