ATPS Des. Técnico 2º Bimestre
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS 2º Bimestre
ATPS – DESENHO TÉCNICO
Atividade apresentada em cumprimento às exigências da disciplina de Desenho Técnico, da Faculdade Anhanguera.
Orientador: Professor Romeu Kurth
Sumaré
2014
Etapa 3 – Passo 2
1. Quais são os tipos de perspectivas que existem no desenho técnico?
R. Os tipos de perspectivas são:
Plano métrica
Cavaleira / Gabinete
Isométrica
Dimétrica
Trimétrica
2. Qual a Vantagem da perspectiva isométrica em relação as outras?
R. Não carece de coeficiente de redução, os ângulos de fuga são todos de 30º, são rápidas de construir e dão detalhes de três faces.
Etapa 3 – Passo 4
1. Qual a Razão da cotagem nas vistas de um desenho?
R. Fornecer com exatidão as dimensões e posição dos diversos elementos de uma peça para que a mesma possa ser construída e/ou montada.
2. Qual a diferença entre cotagem em série e cotagem em paralelo?
R. Na cotagem em série as cotas são feitas em sequência uma tem o ponto de origem no final da outra, podendo desta forma carregar variações.
Na cotagem em paralelo todas as cotas tem origem em um mesmo ponto, reduzindo desta forma a variação em cada cota. 3. O Valor da cota depende da escala do desenho? Explique.
R. Não, pois a cota deve sempre informar o valor real da dimensão da peça, para que a peça após fabricada fique com sua dimensão real, independentemente da escala em que foi desenhada.
Nos dias atuais como a grande maioria dos desenhos são realizados em sistemas eletrônicos, tipo CAD, as peças e/ou conjuntos são modelados e desenhados em verdadeira grandeza (escala 1:1) e a redução da sua representação é feita alterando a escala da vista.
Etapa 4 – Passo 1
1. Qual a Razão do uso de cortes em Desenho Técnico?
R. Representar a forma interior de uma peça, quando esta é complexa e exibir detalhes importantes para definição da peça quando