Dinossauros
Há milhões de anos os dinossauros desapareceram do planeta por meio de uma extinção em massa, porém as discussões sobre esse facto continuam vivas.
Os dinossauros dominaram a Terra por um tempo superior a 160 milhões de anos.
A extinção dos dinossauros e, principalmente, as causas que os levaram a esse fim motivam a curiosidade de centenas de cientistas no mundo que elaboram diversas teorias com o objetivo de explicar o trágico destino dos grandes répteis.
A teoria mais aceite para designar a extinção dos dinossauros está relacionada com a queda de um meteorito de 6 a 14 km que atingiu o planeta Terra, mais precisamente na Península de Yucatán, México. O impacto abriu uma cratera de 180 km, além de mais duas secundárias que a envolvia com 240 e 300 km de diâmetro.
De acordo com alguns estudos, a extinção desses grandes répteis e de outras formas de vida aconteceu há aproximadamente 65 milhões de anos. O impacto provocado pela queda do meteorito moveu o eixo do planeta, além de provocar uma imensa nuvem de poeira que impediu a entrada de luz na atmosfera e automaticamente na superfície terrestre.
Os dinossauros compunham uma fauna formada tanto por animais herbívoros quanto carnívoros e omnívoros, consistiam em animais de grande porte que pesavam até 100 toneladas, por isso requeriam uma grande quantidade de alimentos. Como não havia luz solar para realizar o processo de fotossíntese nos vegetais que serviam de alimentos para os herbívoros, houve a quebra da cadeia alimentar. As plantas ficaram comprometidas e morreram, com isso os herbívoros não tinham alimento e tiveram o mesmo destino das plantas, o que resultou no fim dos carnívoros que se