Atps De Tica Pronta
Faculdade de Educação de Pirassununga
Curso de Serviço Social
André Ramos dos Santos
Andrenilza Cristina dos Santos
Jaqueline Gonçalves R. Lima
Selma Aparecida Conrado
R.A. Nº 1299482807
R.A. Nº 6798422596
R.A. Nº 6962492094
R.A. Nº 6578314818
Atividade Prática Supervisionada
Ética Profissional
Professor Tutor a Distância Me. Maurício Dias
Pirassununga
11/2014
Ética e Serviço social
Introdução:
•
A ética é fator fundamental do Serviço Social. Que é entendido como uma prática social que se apresenta com certa liberdade critérios e, consequentemente, com responsabilidade social.
•
Esta remete para a solidariedade social junto aos sujeitos, aos seus direitos individuais, junto à humanidade, aos seus direitos coletivos, prospectivos e de bem-estar. Há cerca de duas décadas ocorre com a ética um fenômeno inédito sua discussão, em geral restrita ao campo filosófico, amplia‐se para diferentes áreas do saber, incidindo em amplos setores da vida social.
Trabalho, ser social e ética
O significado ontológico do trabalho
◦ É o trabalho que instaura esse novo ser, na medida em que rompe com o padrão imediato das atividades puramente naturais, estruturando uma atividade de caráter prático‐social: uma práxis que transforma a natureza e produzindo um resultado antes inexistente: um produto material que responde a necessidades sociais e as recria em condições históricas determinadas.
◦ Como práxis, o trabalho é a base ontológica primária da vida social; mediação que efetiva objetiva e subjetivamente o intercâmbio entre os homens e a natureza, pondo em movimento um processo incessante de criação de novas necessidades; ampliando os sentidos humanos, instaurando atributos e potencialidades especificamente humanas.
Trabalho e alienação
•
Ao ser alienado, em todo o processo, da atividade que lhe confere identidade humana, o trabalhador se aliena do objeto que ele mesmo criou, com isso se aliena da atividade, da relação consigo mesmo e com