Atps De Ter A Feira
Passo 1
Percebe que os sistemas automáticos, normalmente tratados no âmbito da metrologia, também podem ser observados sob o enfoque da mecatrônica. Porém, tradicionalmente seu projeto tem sido conduzido de acordo com as orientações dadas pelos fabricantes de hardware e de aplicativos computacionais, pressupondo que processo físico já esteja projetado ou implementado.
Sistemas de controle podem ser classificados basicamente em dois tipos:
Sistema de controle em malha aberta: é aquele em que a saída ou resposta não possui nenhuma influência sobre a entrada.
Sistema de controle em malha fechada: é aquele em que a saída ou resposta influencia a entrada do sistema.
LÓGICA CABEADA X PROGRAMADA
A lógica cabeada consiste em ligações de equipamentos eletromecânicos. Ou seja, basicamente relés e contatores.
Porem esse tipo de lógica apresentava muitas limitações. Dentre elas, uma dificuldade muito grande para se alterar ou fazer qualquer variação no processo.
Por conta disso e de mais algumas limitações e desvantagens, a lógica cabeada está em desuso em relação a um controle automatizado por um Controlador Lógico Programável (CLP). Vejamos abaixo as facilidades que o controlador apresenta em relação a lógica cabeada:
• Facilidade de programação;
• Mais confiável;
• Facilidade para mudar variáveis do processo;
• Facilidade para ampliação (adição de módulos de entradas e saídas);
• Obtenção de dados de diagnóstico do processo;
• Comunicação em rede etc.
Passo 2
Controlador Lógico Programável-CLP
De um modo mais detalhado um CLP é um aparelho digital que usa memória programável para armazenar instruções que implementam funções como: lógica, sequenciamento, temporização, contagem e operações aritméticas, para controlar através de módulos de entrada e saída (digital e analógica) diversos tipos de máquinas e processos. Dessa forma, os CLPs são equipamentos eletrônicos de controle que atuam a partir da filosofia na qual toda a lógica de