atps de psicologia do serviço social
2. Patricia Gavião Garcia ra: 424554
3. Irgo Fagundes ra: 441753
4. Graciele Gomes Moura ra: 433878
5. Sonia Marques ra:9987661629
6. Adriana Vicenti ra: 434572
Tropa de elite: Analise social
Serviço Social
Psicologia e Serviço Social II
São Borja - 2014
Sumario
1. Introdução ……………………………………………………………2
2. Analise………………………………………………………………...3
3. Conclusao……………………………………………………………..4
4. Referencias bibliograficas……………………………………………..6
Introdução
O filme Tropa de Elite retrata o trabalho da polícia no combate ao narcotráfico e a violência, principalmente nas favelas do Rio de Janeiro. A obra é baseada em fatos e histórias reais, em que ex-policiais e policiais do batalhão de operações especiais da policia militar (BOPE), expondo a visão dos que poderiam ser considerados heróis institucionais com uma cultura violenta de dois grupos que travam uma verdadeira guerra civil em que a motivação é o poder e o dinheiro.
Destacando o tráfico como uma atividade lucrativa que com o passar do tempo deixa de ser apenas ilegal tornando-se uma perspectiva de vida para os cidadãos invisíveis da sociedade carioca.
O filme foi retratado por muitos como de extrema violência, pois mostra a realidade vivenciada pelos policiais na favela, mapeando com intensidade a disputa de poder entre traficantes, moradores e representantes dos poderes do governo, onde homens honestos e competentes convivem com pessoas corruptas e desonestas na mesma corporação.
O Estado não consegue deter o monopólio da violência no país, não existe lei nas periferias das grandes cidades. O dia a dia dos moradores é como os bailes funk no moro onde dançam e cantam jovens, trabalhadores e traficantes no mesmo espaço ficando claro que a classe social do país não se resume a quem tem dinheiro. No filme uma narrativa do personagem do capitão Nascimento relata bem essa realidade: _” É por isso