ATPS PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
4ª Serie
Atividade Prática Supervisionada do Curso de SERVIÇO SOCIAL da ANHANGUERA/UNIDERP, disciplina Psicologia Social e Serviço Social, com orientação da Professora Helenrose A. da S. Pedroso Coelho.
Com observações no Filme “Tropa de Elite” Do ano de 2007, dirigido por José Padilha
Palavras-chaves: Análise do Filme Tropa de Elite
O QUE É CULTURA?
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
É uma das principais características que diferencia dos demais animais e Povos.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME TROPA DE ELITE
O filme Tropa de Elite mostra diversas manifestações culturais, onde podemos destacar a mais marcante ao longo da trama que é uma cultura voltada à práticas ilícitas dentro da própria corporação da polícia militar do Rio de Janeiro.
Podemos perceber claramente que policiais que estavam entrando na corporação eram levados a cometer as mesmas práticas criminosas de policiais mais antigos e de alta patente, fazendo com que reproduzem todo o ciclo de corrupção e de cobrança de propina para garantir a segurança e ter informações privilegiadas.
O filme também mostra a classe média, representada por estudantes universitários de direito, que falavam de forma mais “coerente” e “concisa”, realizavam trabalhos em ONGs na favela e que generalizavam com suas visões e opiniões críticas sobre a