Atps De Processos
Os processos de fabricação mecânica por usinagem são muitos, e a correta seleção dos mesmos para a aplicação efetiva das peças é de extrema importância para sua qualidade, eficiência e eficácia durante sua vida útil. Neste relatório temos três peças (uma came, uma engrenagem e um suporte) com dimensões já estabelecidas, e o detalhamento para cada operação de usinagem para cada peça e etapa a serem executadas.
INTRODUÇÃO
Este relatório visa apresentar a execução teórica de processos de produção das peças came, engrenagem e suporte. Isso é obtido através da seleção correta de cada processo para se obter um resultado satisfatório.
PROCESSOS IDEAIS PARA A PRODUÇÃO DE CAME, ENGRENAGEM E SUPORTE CLASSIFICAÇÕES DE PROCESSOS
Pela classificação quanto ao processo de remoção de material, temos que a categoria do processo de fabricação é convencional; quanto à geometria da ferramenta de corte, temos as de geometria definida; quanto a finalidade de operação de corte é a de desbaste, em que a usinagem anterior ao acabamento, visa obter na peça a forma e dimensões próximas das finais.
PARÂMETROS
CAME
Altura/Espessura: 65 mm
Raio de deslocamento: 78 mm ( partindo do centro do furo)
Diâmetro principal: 100 mm
Diâmetro do Furo: 26 mm
ENGRENAGEM
Diâmetro externo: 152 mm
Altura/Espessura: 50 mm
Diâmetro do Furo: 24 mm
Tipo Dentes: Retos
Modulo: 8 mm
Nº Dentes: 17
SUPORTE
Altura: 51 mm
Largura: 60 mm
Espessura: 20 mm
Diâmetro do Furo: 20 mm
Distância do furo até a base: 31 mm
PROCESSOS UTILIZADOS PARA A OBTENÇÃO DAS PEÇAS
CAME
TORNEAMENTO
Processo mecânico de usinagem para a obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. No caso da peça came, por ter uma forma arredondada, porém não regular, o processo de torneamento com placa lisa ou cantoneira é o mais indicado para o início da operação de usinagem. Após este tipo de torneamento, o faceamento também será necessário, pois a peça