ATPS de Particip
SERVIÇO SOCIAL
ATPS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Professor (a) de Ensino a Distância:
Ma. Edilene XavierRocha Garcia
Auricélia Da Silva Andrade – RA 371575
Diana Aline S. Mendes – RA 357419
Luciana Aparecida Da Silva – RA 352325
Maria Lucilene Bandeira Crispim – RA 391009
Neidelaine Arantes Vieira – RA 364724
Catalão – GO/Abril de 2015
Introdução
Este trabalho acadêmico tem finalidade de destacar a importância da Participação e Do Controle Social.
O controle Social é uma ação desempenhada de forma organizada, ordenada e individualizada pela sociedade civil sobre o
Estado. É um direito do cidadão brasileiro, conquistado na Constituição Federal de 1988, que permite a participação da sociedade.
O controle social é possível quando o cidadão de um determinado local deixa de ser apenas espectador e passa assumir sua participação social, ou seja, quando passa a atuar na sociedade, capazes de orientar e fiscalizar as ações do Estado, esse é um dever de cada cidadão. Segundo informações obtidas através do site, (http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/dh/cc/2/participacao.htm):
Participação pode ser compreendida como um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos e cidadãs, ao exercício de cidadania, às possibilidades de contribuir com processos de mudanças e conquistas. O resultado do usufruto do direito à participação deve, portanto, estar relacionado ao poder conquistado, à consciência adquirida, ao lugar onde se exerce e ao poder atribuído a esta participação.
Sendo assim, veremos que a participação e controle social tem sua importância, pois, são dois elementos essenciais da esfera pública que buscam articular a mobilização e a participação dos usuários nos concelhos gestores em cada espaços deliberativos ou seja, nos mais diversos conselhos existentes.
CONCEITOS DE CONTROLE E