Atletismo adaptado
ao longo da historia da humanidade existe varios registros de pessoas com alguma deficiência praticando alguma atividade física. O desporto adaptado já incluindo as pessoas com deficiência, seja com fins de reabilitação, ou até mesmo a atividade física como esporte, teve seu inicio após a segunda guerra mundial, quando os soldados voltavam para casa mutilados. Ludwig Guttmann, que cuidava de pacientes vítimas de lesão medular ou de amputações de membros inferiores, teve a iniciativa de fazer com que eles praticassem esportes dentro do hospital. Em 1948,o neurocirurgião aproveitou os XVI Jogos Olímpicos de Verão para criar os Jogos Desportivos de Stoke Mandeville. Apenas 14 homens e duas mulheres participaram. Já em 52, os Jogos de Mandeville ganharam projeção, contando com a participação de 130 atletas portadores de deficiência. Tornou-se uma competição anual. O atletismo faz parte dos Jogos Paraolímpicos desde 1960, realizados na cidade de Roma. Já na 1ª edição, as provas contaram com a participação de homens e mulheres com os mais diversos tipos de comprometimentos físicos. Nestes jogos, já existiam provas de campo como: Lançamento do dardo, dardo de precisão, arremesso do peso e arremesso de massa/indian club. As provas de pista com cadeiras de rodas foram incluídas a partir do ano 1968.
O atletismo para os deficientes físico é completo, dentro de seu programa tem provas de pista e de campo. Onde essas provas são separadas pelo gral de comprometimento da deficiência e modalidade a ser disputada.
Quadro do atletismo
As provas que são disputadas na pista de atletismo são compreendidas em: Provas de velocidade meio fundo
Provas de fundo
Revesaments
100m
400m
5.000m
4x100
200m
800m
10.000m
4x400
400m
1.500m
Lançamentos
Saltos
Provas combinada lançamento do dardo salto em distancia pentatlo lançamento do disco salto tripulo maratona lançamento de martelo
arremesso de peso
Lembrando