Atletismo para deficientes visuais
ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Maringá 2010
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Jessica Marques da Rocha RA: 62171
ATLETISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Artigo apresentado à Disciplina Iniciação a Ciência e a Pesquisa, como requisito de Avaliação do 4º Bimestre 2010. Professor Ademir Q. Lazarini.
Maringá 2010
RESUMO: Através desse estudo, pudemos responder alguns questionamentos, que perduram ao redor do ensino, do atletismo, para deficientes visuais; consultamos vários artigos relacionados ao assunto, livros e teses, buscados essas respostas, as quais foram sanadas. Concluímos que, ensinar atletismo para deficientes visuais não é difícil, o que dificulta, é a falta de estrutura e também profissionais capacitados, para fazer esse trabalho com essas pessoas.
PALAVRAS-CHAVES: Atletismo. Deficientes visuais. Capacitação. Método.
DIVISÃO EM ITENS E SUBITENS
1. Dificuldade do ensino do atletismo para deficientes visuais
Ao consultar vários artigos pude perceber que varias pesquisas direcionavam quase que para mesma direção, ficando a pergunta no ar, quais são essas dificuldades encontradas para o ensino do atletismo? O porquê e como soluciona-las? Estudos relatam que na maioria das vezes o deficiente visual não procura praticar exercício físico por falta de informação; se ele pode praticar ou não determinado exercício, quais são os locais que disponibilizados para a pratica.
3
De acordo com a pesquisa realizada no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais com deficientes visuais e motores, através de entrevistas com os deficientes; através do gráfico acima pode se concluir que 92% dos deficientes visuais não conhecem os locais onde eles podem de praticar exercícios físicos. Uma das principais dificuldades do ensino do atletismo é a