Atps De Matematica Financeira
Matemática financeira é uma auxiliar na tomada de decisões em nosso dia a dia, pois está presente em nossas vidas constantemente. Seus cálculos financeiros por vezes são mais úteis do que imaginamos e podem com certeza facilitar o nosso dia a dia. E que a principio é uma unidade monetária dísponivel, que se da a uma entrada ou recebimento no caixa .
Regras básicas: em formulas matemáticas devem estar o prazo da operação como a taxa de juros e devem estar expressos na mesma unidade de tempo. Os critérios de transformação de prazo e taxa devem ser efetuados através das regras de juros (simples linear) e juros compostos (exponencial) , assim dependendo do regime de capitalização pedido pela operação.
Juros (J): são os juros que induzem o adiantamento e o consumo assim permitindo assim a possibilidade de poupanças e investimentos em nossa economia, além de que em juros devemos analisar sempre o risco que se corre em uma operação , a inflação e também o custo de oportunidade.
Taxa de juros: e o coeficiente que determina o valor de juros e se refere sempre a unidade de tempo como: mês, trimestre, ano.e pode ser vista em taxa unitária ( refere-se ao rendimento) e taxa percentual (por centésima por capital).
O capital (VP) é a quantia que se tem ou se recebe.ou valor presente.
O montante (VF) é o resultado do total que se tem ou seja o quanto se recebe ou tem se paga pelo capital. O período (N) é o espaço de tempo no qual o capital foi aplicado.
Temos dois tipos de regime de capitalização Taís:
Regime de capitalização simples ou seja juros simples: que no caso se comportam como uma progressão aritmética (PA) e que tem um crescimento de forma linear, os juros simples são calculados sobre o valor inicial de uma transação, sem importar o montante, não registrando juros sobres juros
Regime de capitalização composta ou seja juros compostos: são juros incorporados ao capital para ao período seguinte ,são juros