Atps de Estrutura de Dados
Campus – Morumbi II
Estrutura de Dados
Atividades Práticas Supervisionadas
André RA: 1
Arlan RA: 2
Gabriel RA: 3
Silas RA: 4
Nilson RA: 5
São Paulo
2013
Estrutura de Dados
Atividades Práticas Supervisionadas
André RA: 1
Arlan RA: 2
Gabriel RA: 3
Silas RA: 4
Nilson RA: 5
São Paulo
2013
Sumário
Introdução:
Nesta atividade, estaremos analisando os tipos de alocações de variáveis utilizando a linguagem C, demonstraremos conceitos de alocação de memória ponteiros vetores e strings.
Etapa 1, passo 2
1. Alocação de Memória
É um processo no qual o processo no qual na execução de um programa, existe a solicitação de um espaço na memoria. São divididas em Alocação Dinâmica e Alocação Estática.
Alocação Dinâmica: sem tamanho fixo de dados, pois nesse caso é possível definir o quanto de memoria se deseja utilizar, os espaços na memoria do computador alocados podem estar dispersos.
#include #include int main (){ int *p; p=(int *)malloc(sizeof(int) * 3); if (!p){ printf ("** Erro: Memoria Insuficiente **"); exit; }else{ printf ("** Memoria Alocada com Sucesso **"); } return (0); }
Alocação Estática: ao contrario de Alocação Dinâmica, os dados tem um tamanho fixo e estão organizados sequencialmente na memória do computador.
2. Ponteiros em C
Da mesma maneira que existem em C variáveis do tipo char, int e float, existem variáveis do tipo ponteiro. Chamado também de apontador, seu valor refere-se diretamente a outro valor alocado em outra área de memória através de seu endereço, ou seja, uma referencia. A divisão da memoria do computador é feita em bytes, numerados de 0 ate o limite