Atps de estatistica
DEFINIÇÕES:
Estatística: é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de se tomar decisões.
Ramos da estatística: estatística descritiva e inferencial.
Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação de dados.
Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica do estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Quando aplicamos a Estatística na resolução de problemas administrativos, verificamos que muitos deles apresentam as mesmas características, o que nos permite estabelecer um modelo teórico para resolução dos mesmos.
Os componentes principais de um modelo estatístico teórico:
1. Os possíveis valores que a variável aleatória X pode assumir;
2. A função de probabilidade associada à variável aleatória X;
3. O valor esperado da variável aleatória X;
4. A variância e o desvio‐padrão da variável aleatória X;
Variável aleatória- a variável aleatória é uma variável que tem um valor único (determinado aleatoriamente) para cada resultado de um experimento. A palavra aleatória indica que em geral só conhecemos aquele valor depois do experimento ser realizado ( Triola,1998 ).
Uma variável aleatória X representa um valor numérico a cada um dos resultados de um experimento probabilístico. A cada valor de uma variável aleatória discreta pode ser atribuída uma probabilidade. Ao enumerar cada valor da variável aleatória com a sua probabilidade correspondente, forma-se uma distribuição de probabilidade, devendo satisfazer as seguintes condições:
Em palavras
1. A probabilidade de cada valor variável discreta estar entre 0 e 1
Em símbolos: 0≤P(x)≤1 2. A soma de todas as probabilidades ser 1
∑ P(x)=1
No exemplo do lançamento de um dado, como todas as faces têm a mesma probabilidade de ocorrência que é 1/6, logo temos que P(x) = 1, ou seja:
P(x) = 1/6 + 1/6 +