atps de economia etapa1
Com o crescimento das vendas do material de construção, o consumidor de Natal – RN, vem sentindo no bolso o alto valor do produto mais importante numa construção ( Cimento ). A procura por este material tem aumentado nos últimos meses e com essa procura o aumento do I P I vem sendo significativo para os clientes.
Um dos gerentes das lojas de material para construção; Armando Paulo, fez uma observação referente ao aumento deste; ele alertou que se a procura pelo cimento continuar o preço do produto aumentaria mais que 30%.
Um dos motivos principais para a escassez do produto é a duplicação da BR 101 e a
Construção de canais do Rio São Francisco; diz Armando Paulo; pois a demanda tem sido maior e os fornecedores não estão conseguindo atendera as necessidades das lojas para pedidos em curto prazo, por esse motivo ocorre a escassez do produto.
Por:
Silvia Ribeiro Dantas
http:/tribunadonorte.com.br/noticia/cimento-esta-esacasso-e-caro-para-oconsumidor-em-natal
Na reportagem acima, observamos que a necessidade do consumidor em utilizar o cimento é uma prioridade na construção de qualquer tipo de imóvel. Sabemos que o cimento não pode ser substituído por ser um produto elástico.
A busca por esse material normalmente é no final do ano, onde as pessoas têm seu 13º salário e onde o consumo se torna maior.
Podemos identificar que os imóveis estão mais caros devido ao aumento dos materiais de construção.
A curva de possibilidade ajudaria na análise de suas produções, e deixaria claramente onde seriam melhores seus investimentos, ofertas, e avaliação de sua demanda para a produção correta.
A melhor forma de conceituar o custo de oportunidade seria interligar a escassez à escolha, mas neste caso demonstrado acima, não haveria tantos fatores positivos, pois teria de ser substituída ou minimizada a produção onde o produto é utilizado, para que naquele momento houvesse um custo de produção sacrificada.
Já que as empresas de