ATPS de Contabilidade
Centro de educação à distância
Atividades Práticas Supervisionadas
Curso: Administração
Disciplina: Contabilidade Intermediária
Professora de ensino à distância: Gisele Zanardi
---- Desafio:
Elaborar um Relatório com Análise Diagnóstica de casos envolvendo fraudes contábeis.
---- Introdução
O objetivo deste trabalho é a construção de conceitos contábeis, pesquisa e compreensão dos principais assuntos aplicados à contabilidade intermediária, tais como despesas, custos, folha de pagamento, entre outros. ---- Balancete de Verificação
O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos. É um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade. Tem como principal base o método das partilhas dobradas e a finalidade deste balancete é demonstrar o total equilíbrio dos saldos das contas contábeis, mostrando se o lançamento foi efetuado corretamente.
O Balancete de Verificação é a relação de contas extraídas do livro Razão da empresa, ou seja, é o conjunto de todas as contas patrimoniais e de resultado com seus respectivos saldos finais. O saldo de cada conta é representado de acordo com sua natureza (devedora ou credora), e não apenas de acordo com o grupo a que pertence.
A importância do balancete de verificação é tanta, que a sua utilização auxilia na verificação de erros nos lançamentos contábeis e ajuda na tomada de decisões, pois serve como um instrumento de análise contábil.
Esse instrumento possui uma regra fundamental: “Para todo débito lançado numa conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta. Não há devedor sem credor”.
---- Tabela 1 – Companhia Beta
Contas
Saldo em reais
Receita de serviços
477.000
Duplicatas descontadas (Curto prazo)
57.000
Fornecedores (Curto prazo)
90.000
Duplicatas a receber (Curto prazo)
180.000
Veículos
45.000
Provisão para crédito