ATPS DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL
O surgimento e origem da contabilidade com exatidão não são possíveis de dizer, entretanto o seu surgimento se dá a necessidade humana em obter informações e controle sobre seu patrimônio.Muitos historiadores chegam a dizer que a contabilidade é tão antiga quanto o pensamento humano, essa hipótese se fundamenta no período paleolítico, quando o homem primitivo registrava em desenhos a quantidade do seu patrimônio em grutas, evidenciado assim o que seria os primeiros registros de uma escrituração contábil rudimentar.
Em 1202 o matemático Leonardo Fibonacci lança a obra Líber Abaci, sobre cálculo comercial, em 1340 Francesco di Balduccio Pegolotti escreve La Pratica Della Mercatura, um tipo de enciclopédia do comerciante, e foi em 1494 que um Frei chamado Luca Pacioli, publica a sua Summa de Aritmética Geometria Proportioni et Proporgionalitá o método contábil é explicado completamente. Com essa obra Pacioli é considerado o pai dos autores de contabilidade.
Frei Luca Pacioli foi Matemático, Teólogo, Contabilista, entre outras profissões. Escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Frei Luca Pacioli apesar de ser considerado o Pai da Contabilidade, não foi o criador do Método de Partidas Dobradas.
Partidas Dobradas é um Sistema Padrão utilizado para registras todas as aplicações financeiras. O Frei precisava mostrar para o Papa a origem dos recursos e suas destinações, então para cada movimentação financeira, ele tinha que apresentar dois registros: de onde veio (origem dos recursos), e para onde vai (aplicação, destino dos recursos). Daí o termo de Partidas Dobradas. Pacioli acrescentou que, primeiro deve vir o devedor, e depois o credor, prática usada até hoje. A partir daí começaram a surgir várias correntes de pensamento, o que permitiu o domínio da