Museu Horta
VICTOR HORTA
2
Sumário
Introdução .................................................................................................... 3
Museu Horta. ............................................................................................... 4
Lojas Waucquez o Centre Belge de la Bande Dessiné .................................. 5
Bibliografia .................................................................................................. 6
3
Introdução
Este trabalho tem como objetivo o estudo do Arquiteto Victor Horta (1861-1947), grande artista e influenciador da Art Nouveau em toda Europa. Nascido em Ghent, mas formado em Bruxelas, Horta revelou-se um grande expoente de um estilo artístico que floresceu na última década do séc. XIX: a art nouveau.
A Art Nouveau, traduzido do Francês seria Arte Nova, porém é um termo pouco utilizado no Brasil. Foi um novo estilo que surgiu em fins do século XIX e início do século XX, na Bélgica, com características extremamente decorativas. Com o reinado de Leopoldo II (1867 - 1909), correspondeu um período de crescimento excepcional, Bruxelas em especial, se tornou o centro das modernas correntes intelectuais e artísticas. No setor da construção, a nova produção de ferro e vidro permite cobrir grandes áreas, criando grandes fontes de luz natural. Os pilares de ferro fundido substituíram as paredes estruturais para abrir fachadas e espaços interiores claros. O lema da art nouveau era: À cada época, sua arte; à arte, sua liberdade. A idéia era romper com estilos artísticos que visaram imitar a arte antiga, como o neoclássico e o neogótico e trazer uma expressão que atendesse ao anseio das sociedades industrializadas e modernas que resultaram da Revolução Industrial.
Art Nouveau é integrar os novos materiais industriais para a arquitetura residencial e urbana ao expressar o desejo de dar ao mundo moderno uma face harmoniosa, através da utilização do arabesco, um símbolo da