Atps de Contabilidade Intermediaria
O sped é o sistema publico de escrituração digital, ele é dividido em módulos, sped fiscal, contábil e nota fiscal. ao invés Da empresa imprimir os livros diário e razão geram um arquivo digital. O projeto sped faz parte do PAC que diminui o custo no Brasil, facilitando as obrigações das empresas e diminuindo erros.
A diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o sped, que o sistema antigo as informações eram registradas manualmente em um livro seguindo as regras do livro diário, o sistema sped se tornou digital.
Os livros diários, razão, balancetes diário, balanços, diários com escrituração resumida esses livros são inclusos no sistema de contabilidade por meio do sped. A partir de sua base de dados a empresa gera um arquivo digital estabelecido com ato cotepe, informando os documentos fiscais e informações de interesses do fisco federal e estadual referente ao período da apuração do imposto ICMS e IPI este arquivo devera ser submetido à importação e validação pelo programa validador e assinado (pva) fornecido pelo sped.
Mesmo com o sistema digital sped é necessário que a empresa tenha um livro impresso, por meio de precaução, caso o sistema esteja fora do ar para que os contadores e administradores tenham acesso às informações. Por esse motivo é necessário que o registro deva ser guardado no período de pelo menos cinco anos.
Para a gestão de negócios nas empresas o contador contribui bastante, pois o contador é a base do administrador é através dele que as informações que envolvem om patrimônio da empresa poderão ter relação a entradas e saídas de caixa, controle de produção, lucro e prejuízos. Sem essas informações o