atps de ciências sociais
A desigualdade social ocorre quando não há uma distribuição justa de renda, sendo que a maioria do dinheiro fica nas mãos de poucos, um exemplo bem simples é o Brasil, que possui só 10 % da população brasileira mais rica, e que ganham por mês o equivalente à metade de toda renda recebidas pelos brasileiros. O que corresponde aos mais ricos, leva cerca de 44,5% de todos os rendimentos da população somados. É o que mostra os dados do Censo 2010 e 2011 divulgados pelo IBGE, que também confirma que a renda dos ricos supera a dos pobres em 39 vezes.
E é por isso que muitos jovens de baixa renda, crescem sem ter estrutura familiar devido a uma série de fatores, que são causadas pela falta de dinheiro, falta de estudo, ambiente familiar e alimentação ruim, saúde, criminalidade, a convivência com drogas, violência entre outros. O Brasil é o oitavo país de maior índice de desigualdade social, embora que esse seja um problema que afeta atualmente as maioria dos países.
O livro O Manifesto do Partido Comunista reflete a necessidade de uma intervenção maior por parte dos operários em discussões e lutas por melhoria da condições de vida, que os proletários de todo mundo, uni- vos. Essa desigualdade social gera um processo de exclusão relacionado a moradia, saúde, emprego, dignidade, respeito, entre outros aspectos de direito do cidadão. Embora haja tanto fatores, é necessário uma distribuição de renda mais justa com vista a proporcionar uma condição de vida digna a maioria da população mundial, sendo também necessário a implementação de mecanismos governamentais para obter modificações para ajudar a população mais pobres, o Brasil tem vários projetos para ajudar, mais poderia ser melhor se não existisse uns e outros que querem ser mais espertos do que os que realmente necessitam.
Assim, a consciência social seria neste momento o primeiro passo inteligente para assim conseguir uma mudança, obter