ATPS DE CIRCUITOS ELETRICOS
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Professor orientador:
Alexandre Junqueira
Máquinas Elétricas e
Acionamentos.
.
1. INVERSORES DE FREQUENCIA
1.1. INTRODUÇÃO A INVERSOR DE FREQÜÊNCIA
1.2. O QUE É INVERSOR DE FREQÜÊNCIA
1.3. COMO FUNCIONA
1.4. VANTAGENS E DESVANTAGENS
1.5. APLICAÇÕES
I - RESUMO
A ELETRÔNICA DE POTÊNCIA, COM O PASSAR DO TEMPO, VEM TORNANDO MAIS FÁCIL (E MAIS BARATO) O ACIONAMENTO EM VELOCIDADE VARIÁVEL DE MOTORES ELÉTRICOS. ATUALMENTE EXISTEM DOIS TIPOS DE APARELHOS PARA DAR PARTIDA EM UM MOTOR E VARIAR SUA VELOCIDADE.
UM DELES É A SOFT STARTER QUE CONTROLA SOMENTE A ACELERAÇÃO E A DESACELERAÇÃO DE UM MOTOR ELÉTRICO.
O OUTRO É O INVERSOR DE FREQUÊNCIA, QUE CONSEGUE FAZER AS MESMAS COISAS QUE A SOFT STARTER E TAMBÉM CONTROLA A VELOCIDADE DO MOTOR, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ CONTROLANDO SUA FREQÜÊNCIA.
INVERSOR DE FREQUÊNCIA
1.1 - INTRODUÇÃO A INVERSOR DE FREQUÊNCIA
ATUALMENTE, A NECESSIDADE DE AUMENTO DE PRODUÇÃO E DIMINUIÇÃO DE CUSTOS, SE FEZ DENTRO DESTE CENÁRIO SURGIR A AUTOMAÇÃO, AINDA EM FASE INICIAL NO BRASIL, COM ISTO UMA GRANDE INFINIDADE DE EQUIPAMENTOS FORAM DESENVOLVIDOS PARA AS MAIS DIVERSAS VARIEDADES DE APLICAÇÕES E SETORES INDUSTRIAIS, UM DOS EQUIPAMENTOS MAIS UTILIZADOS NESTES PROCESSOS CONJUNTAMENTE COM O CLP É O INVERSOR DE FREQÜÊNCIA, UM EQUIPAMENTO VERSÁTIL E DINÂMICO.
1.2 - O QUE É
A FUNÇÃO DO INVERSOR DE FREQÜÊNCIA É A MESMA DO CONVERSOR CC, ISTO É, REGULAR A VELOCIDADE DE UM MOTOR ELÉTRICO MANTENDO SEU TORQUE (CONJUGADO). A DIFERENÇA AGORA É O TIPO DE MOTOR UTILIZADO. OS INVERSORES DE FREQÜÊNCIA FORAM DESENVOLVIDOS PARA TRABALHAR COM MOTORES AC.
O MOTOR AC TEM UMA SÉRIE DE VANTAGENS SOBRE O DC:
* BAIXA MANUTENÇÃO
* AUSÊNCIA DE ESCOVASCOMUTADORAS - AUSÊNCIA DE FAISCAMENTO
* BAIXO RUÍDO ELÉTRICO
* CUSTO INFERIOR
* VELOCIDADE DE