A QUESTÃO SOCIAL AS TRANSFORMAÇÃO DAS POLÍTICAS:RESPOSTAS DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL
POTYARA A.P.PEREIRA
Potyara,mostrou em sua obra que o walfare state surgiu da questão social e direitos políticos no auge entre 1945 e1975 , período em que o estado capitalista passou exercer decisão de regular a economia da sociedad. Essas mudanças contribuíram fatores de natureza econômica e política.No segundo pós-guerra há consenso amplo de Bem estar,que tinha duas principais doutrinas:a keynesiana-que pregava intervenção do estado para segurar altos níveis de atividade econômica do consumo e de emprego.Beveridgiana-que recomenda um novo sistema de seguridade social.
Com a prosperidade da economia foram tomadas medidas de proteção social em desenvolvimento como: Situação próxima ao pleno emprego;Segurança de renda (salário mínimo, benefícios);Segurança no emprego (contratação e demissão);Segurança no trabalho (normas de segurança/higiene, jornada de trabalho);Segurança quanto aos postos de trabalho (evitar rotatividade).
Com o surgimento de forças ideológicas, contrárias,ao walfare state,chamada ‘nova direita’(neoliberais e neoconservadoras).
As mudanças estruturais e econômica e o surgimento do avanço tecnológico contribuíra para o seu declínio. A nova Direita,nos seus ataques,ao walfare state,culpabilizou-o por todas as mazelas.Assim passou a defender:
Desregulamentação do mercado;corte nos gastos públicos;Redução do Estado a dimensões mínimas;privatizações. Os sindicatos que foram importantes anteriormente,agora são vistos como indesejáveis e interferir no funcionamento da economia. As políticas de proteção social são acusadas de paternalismo e desestimulo ao trabalho. A contradição existente no discurso de não intervenção do Estado é apropagação da noção de crise do Welfare State. Movimento altamente ideológico; ressaltando seus erros em vez de seus êxitos.
Revalorização de uma modalidade