ATPS DE ATIVIDADES ATUARIAIS
A história da atividade de seguros no Brasil e os diversos instrumentos de seguros utilizados no mercado é a finalidade da elaboração desta ATPS.
Atuariais é uma Ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Realizando as etapas deste trabalho da disciplina de Noções de Atividades Atuariais, os acadêmicos de Ciências contábeis terão que estar bastante atentos para as mais diferentes situações de Seguro, Cosseguro, Resseguro, Retrocessão, Fraude e a respeito de Plano de Previdência Privada, uma vez que existem diferentes necessidades, vez pessoa física, vez pessoa jurídica e ainda Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), e vivendo num país emergente que as pessoas vêm cada vez mais utilizando esta prática. Seu principal objetivo é capacitar o aluno a entender a dinâmica de cálculos de instrumentos financeiros no mercado atuarial e de seguros, através da elaboração e interpretação de exercícios de juros simples e compostos até a execução de instrumentos e contratos de seguros.
A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
Assim sendo com os conhecimentos adquiridos neste trabalho os acadêmicos futuros profissionais da contabilidade estarão em condições de oferecer aos clientes um atendimento de qualidade e contribuindo na tomada de decisão em relação a estar contratando um tipo de seguro.
HISTÓRIA DO SEGURO NO MUNDO
Desde a Pré-História o homem já percebeu a necessidade de proteção, sentimento provocado por receio de intempéries, dos animais ou ainda de outros humanos. Buscando aumentar sua chance de sobrevivência, passou a viver em grupos.
Por volta de 2250 a.C. já havia uma busca pela forma de diminuir riscos. O Código criado por Hamurabi, imperador da Babilônia, por volta do ano 1700 a.C. é a