ATPS DE ADMINISTRAÇÃO
Etapa 1
Passo 1, 1.1
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações.
Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos ( como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.).
A vida das pessoas depende das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. A administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada se nas organizações lucrativas ou não lucrativas.
Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. O administrador bem sucedido em uma organização pode não sê-lo em outra.
O administrador não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho. A finalidade é verificar se essas qualidades se coordenam com os novos padrões de cultura e de trabalho, com a competitividade da empresa e o pessoal que vai trabalhar com ele, pois não existe uma única maneira certa de um administrador agir ou de conduzir.
Segundo Katz (Chiavenato, 2003) o sucesso do administrador depende